EX01: ENUNCIADO

_
UPLOAD/DOWNLOAD
Um exercício em dois tempos baseado em textos reais

_

ex01_am2-1
_
1º momento:
UPLOAD

Com a latência permanente do “choque tecnológico”como pano de fundo, torna-se urgente a criação de uma consciência teórica consistente que fundamente a prática das tecnologias (questão puramente consensual que se transforma numa necessidade emergente, no que diz respeito aos Novos Media).
Pretende-se, deste modo que, cada grupo de alunos desenvolva um trabalho de análise crítica, em torno de alguns textos fundamentais/fundadores dos Novos Media, cujo carácter antológico (re)inscreve esta problemática numa perspectiva histórica.
Para tal, propõe-se como metodologia, um (re)conhecimento sustentado destes testemunhos, transportado posteriormente para uma plataforma de investigação e análise crítica, mais tarde devolvida através de uma apresentação (que se assume como uma “remistura” daquilo que são os conteúdos dos textos e da massa crítica construída/digerida a partir da análise dos mesmos).

_
2º momento:
DOWNLOAD

No seguimento da tomada de consciência de que os novos media são por natureza fluídos e exigem permanentemente a desconstrução do papel passivo do observador perante o objecto, procura-se que cada aluno, individualmente, desenvolva um documento/objecto de síntese, acção/reacção às apresentações Upload.
Tomando como ponto de partida apenas uma das apresentações (excluindo a sua própria) e, procurando desenvolver uma plataforma de conexão e entendimento permanentes entre aquilo que nos é dado (Upload) e as nossas escolhas (Download), o aluno deverá desenvolver um documento/manifesto de resposta ao cenário previamente antevisto/absorvido, testando deste modo, os limites da reflexão e da crítica.
O exercício pode então obedecer a um carácter de síntese, de reflexão, desconstrução, negação ou contra-proposta. Pode ser de natureza conclusiva, descritiva, especulativa ou simplesmente interrogativa.
O aluno deverá começar a esboçar possíveis respostas, transformando as apresentações em potenciais laboratórios de trabalho. Deste modo, e ainda durante as apresentações Upload, os alunos poderão registar (pelos meios que considerem adequados), alguns aspectos das várias exposições.